Empréstimo Consignado

Se precisa de dinheiro rápido pode optar por um empréstimo consignado. Este é um empréstimo similar ao empréstimo pessoal e serve para trabalhadores e aposentados. O empréstimo consignado é um crédito que possibilita taxas de juro mais baixas por várias razões. Apesar de o crédito ter condições boas, deve pensar duas vezes antes de fazer um crédito.

Pense se é mesmo necessário fazer este empréstimo, por vezes um pequeno empréstimo pode tornar-se numa divida difícil de pagar, criando ainda mais dificuldades financeiras. Deve também ver as diferentes taxas de juro nas várias instituições e bancos para conseguir o melhor negócio.

Nos empréstimos consignados o pagamento é feito todos os meses quando a entidade financeira ou banco desconta a prestação diretamente da folha de pagamento da pessoa que tem o crédito. Isto faz com que toda a gente pague o que deve e assim é possível realizar taxas de juro mais baixas. O empréstimo consignado pode ser feito através da empresa onde você trabalha ou pelo sindicato que pode oferecer essa opção de crédito.

A maneira mais fácil e mais barata de fazer um empréstimo consignado é na empresa onde trabalha. Se o valor for pequeno pode até conseguir um empréstimo consignado sem juros. A prestação será descontada todos os meses do seu ordenado. Deve sempre pensar se consegue sobreviver com o dinheiro que lhe resta depois do pagamento da renda ou prestação. Faça algumas contas para não se meter numa situação da qual não consegue sair. Acontece muitas vezes as pessoas ficarem mais endividadas depois de fazer empréstimos pessoais, por isso fazer contas é essencial e um empréstimo consignado tem na maioria dos casos muitas vantagens comparando com o crédito pessoal.

Se está interessado no crédito consignado deve procurar no seu banco onde tem conta ou saber mais informações na empresa onde trabalha ou no seu sindicato. Veja sempre várias hipóteses e compare as taxas de juro para não ser enganado.

No ano de 2004 este tipo de crédito foi alargado para os aposentados e pensionistas do INSS. Neste caso os pensionistas ou aposentados já não trabalham e não tem sindicato, por isso devem contactar instituições financeiras autorizadas para lhes conceder o empréstimo consignado. A prestação mensal é automaticamente tirada da sua pensão ou reforma todos os meses.

Tenha atenção pois os juros não são tabelados. Assim deve fazer uma comparação e pesquisar em vários bancos e instituições financeiras para ver qual o empréstimo melhor e com menos juros. Os valores que podem emprestar variam consoante a sua pensão, do banco que escolher e do seu salário. Existe um limite escrito na lei, que a prestação não pode ser maior que 20% do seu salário ou renda. O prazo de pagamento do emprestimo varia de banco para banco mas deve optar sempre pelo pagamento mais rapido possível. Desta forma vai pagar menos juros.

O empréstimo consignado está abrangido nos decretos de lei do Brasil e isto possibilita que as financeiras tenham mais segurança para fazer estes empréstimos a trabalhadores e aposentados. Antigamente os bancos tinham medo de fazer estes empréstimos por haver um elevado risco de não voltar a ver o dinheiro emprestado. Com esta lei as empresas podem descontar o valor da mensalidade directamente da folha de pagamento dos trabalhadores, aposentados ou funcionários. Esta garantia possibilita mais pessoas a fazer um empréstimo deste tipo, sem situações de insegurança monetária para a instituição.

Todos os especialistas dizem que a melhor maneira de comprar é pagando a pronto. Um empréstimo consignado ou pessoal deve ser feito só se for necessário, pois tem muitos custos e as coisas podem dar para o torto se não fizer bem as suas contas. Deve também ver as diferentes opções que tem, veja se pode fazer um empréstimo consignado com a empresa onde trabalha, com o sindicato, com o banco ou outra instituição financeira. O banco pode ser mais caro ou mais barato em questão de juros. Depende do banco, por isso o importante é fazer uma comparação das suas opções e escolher a melhor. Espero que este artigo seja útil para você, caso tenha alguma dúvida ou questão não hesite em deixar um comentário abaixo.

16 Comentários em “Empréstimo Consignado”

  1. Maria de Fátima disse:

    Sou extra quadro do Governo do Estado do Rio de Janeiro, fiz um empréstimo consignado em 12 parcelas e já paguei a oitava. Tenho uma margem consignada de R$ 10,90. Com essa margem eu consigo fazer algum empréstimo? Se puder, quanto? Em quantas vezes?


  2. Ricardo Alberto disse:

    Sou pensionista do ministerio da fazenda, fiz um emprestimo cosignado e acabei de pagar, gostaria de saber como contactar a financeira, pois no meu contracheque vinha um desconto em nome de “soc caxien mut soc-emprestimo”, não sei qual o nome da financeira e nem mesmo o telefone. Atenciosamente. Ricardo


  3. Janaina disse:

    Como faço para saber o valor da minha margem e o valor q eu posso retirar em relação ao empréstimo consignado?


  4. Jailson Felipe disse:

    Sou funcionário do estado para a educaçao, tem como fazer um emprestimo consignado com vocês?


  5. Flavio Gonçalves de Oliveira disse:

    Eu tenho um emprestimo pessoal descontado contra cheque, só faltam 13 pacelas, e recebi uma cobrança dizendo que nunca paguei nm uma parcela. Por favor preciso fazer outro empestimo e nao estou conseguindo exatamento por esse motivo. Agradeço desde já. Flavio.


  6. Sheila Aparecida Moreira Morais disse:

    Tenho um emprestimo pessoal com voces, sou do Ibama, esta faltando 16 prestaçoes de 437,44, gostaria de saber, como proceder pra fazer outro emprestimo… Aguardo resposta


  7. Onésio Rodrigues Pimentel disse:

    Informação: Sou funcionário publico federal do MEC. Tenho c$65,00 de consignavel,tem como fazer um emprestimo consignavel com vocês.


  8. Janice dos Santos disse:

    Como contactar a financeira, pois no meu contra cheque vem um desconto em nome de “soc caxien mut soc-emprestimo”. Não sei qual o nome da financeira e nem mesmo o telefone, mas gostaria de refinanciar, pois ainda faltam 10 parcelas para terminar. Atenciosamente


  9. Silvaneide Silva disse:

    Gostaria de saber se a financeira SOC CAX. MUT SOC-EMPRESTIMO é a mesma do BGM.


  10. Pedro Almir Felix disse:

    Acho que é uma boa solução um emprestimo para resolver problema financeiro. Tire-me as duvidas mande emeios.


  11. Osvaldo A. Pimenta disse:

    Eu fiz um emprestimo no Banco do Brasil há 4 anos que já paguei e continua descontando no meu contracheque um valor 3.43. Não sei porque o nome é soc cax.mut soc previdencia. Alguém sabe me informar o nome desta financeira. Desde já agradeço.


  12. Marcia Elizabeth Mascarenhas disse:

    Gostaria de saber como fazer para conseguir um emprestimo consignado, pois nao sei se tenho margem e tenho varios emprestimos que preciso colocar em dia com a maxima urgencia, por favor me ajudem estou desesperada, sou arrimo de familia, tenho uma mae de 96 anos e estou ficando sem dinheiro para dar a ela a alimentação e comprar seus remedios. Ela tem o mal de Alzaimer, e o Exolon que ela toma ta mais de 500,00, pelo amor de Deus me ajudem com urgencia. Marcia


  13. Vânia Maria Rodrigues disse:

    Sou funcionária extra quadro do Estado, como posso saber se tenho direito e se posso fazer um empréstimo consignado com vocês?
    Desde já agradeço e fico no aguardo da resposta.


  14. Samuel Ribeiro de Oliviera disse:

    Boa tarde. Trabalho a 16 anos em uma empresa química, estou precisando fazer um empréstimo consignado em folha de pagamento, falei com a empresa onde trabalho e eles dizem que só fazem pelo banco Bradesco e minha conta é pelo Itaú, sendo que meu limite de crédito é de 21.000,00. Estou precisando de 5000.00, para quitar as inadimplencias, é eles fazerem pra mim ou teria que fechar a conta pra abrir em outro banco? Sendo que nessa empresa trabalha com dois bancos Itaú e Bradesco.

    Há 3 anos atras eles fizeram pra mim no Itaú, mas agora dizem que não podem fazer.

    Fico no aguardo de uma resposta, muito obrigado.


  15. Eduardo Ribeiro Botelho disse:

    Sou correntista do Banco A (onde recebo meus vencimento) e no meu contra-cheque é descontado a parcela mensal de um empréstimo (60 parcelas) feito no Banco B. Como já paguei 37 (parcelas), o repasse do Banco A para o Banco B foram só de 35 (parcelas). Caso eu queira quitar meu empréstimo como vai ser feita essa amortização?


  16. José Orlando Nascimento Cavalcante disse:

    Gostaria de cancelar um seguro que vem sendo descontado no meu contracheque. É que fiz um empresímo consignado e já terminei a muito tempo e continua sendo descontado o tal seguro. Gostaria de saber como proceder para o cancelamento do mesmo. Obrigado.


Deixe um comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>